fundo-04.png

ALIANÇA DA TERRA 2021

Novas trilhas para o desenvolvimento sustentável

FamiliaAT_edited.jpg
fundo-05_1.png

Desde 2004, quando foi fundada, a Aliança da Terra vem desenvolvendo projetos para auxiliar na proteção do meio ambiente em harmonia com a produção agrícola e agropecuária. De lá para cá, muito já foi feito e muitas conquistas alcançadas, tanto na prevenção e no combate aos incêndios florestais, quanto em ações de gestão de reservas naturais ou na proteção de espécies ameaçadas.

 

Em 2009, por exemplo, a Brigada de Incêndio Aliança foi fundada, sendo hoje uma das mais ativas instituições de prevenção e combate a incêndios florestais do Brasil. Em 2019, nossos projetos junto as cadeias produtivas deram frutos e originaram a empresa Produzindo Certo, uma plataforma de assistência técnica para apoiar produtores com o objetivo de implantar melhores práticas socioambientais em suas propriedades.

Mas sabemos que agir a favor do desenvolvimento sustentável é um trabalho contínuo, que é necessário seguir avançando, traçando novas rotas e expandindo cada vez mais nossas frentes de ação. Em 2021, novas e importantes trilhas foram traçadas nesse sentido, ampliando nossa forma de comunicar, atingindo novos públicos, engajando comunidades, reforçando e criando laços com produtores, voluntários e parceiros. Assim como, com instituições, empresas privadas e governos. Conheça as nossas novas trilhas para o desenvolvimento sustentável

FOTOS BRIGADA (440).jpg

A NOVA COMUNICAÇÃO

#35mm_074.jpg

Em 2021, a Aliança da Terra reformulou a sua forma de comunicar, unificando seus perfis e ativando sua presença digital. Com o novo site, uma novidade: um blog que passou a ser alimentado quinzenalmente com conteúdos sobre seus projetos, em todas as frentes de ação. Nossas redes sociais também passaram e ter postagens semanais, incluindo as contínuas ações de prevenção e combate da Brigada Aliança. Aliás, na última temporada de combates – entre setembro e outubro de 2021 - implementamos a primeira versão da série Minuto Brigadas do Pantanal, boletins diários no Instagram, com a proposta de trazer para o público em geral o dia a dia do nosso trabalho em campo. Prestar contas, informar, alertar e educar a sociedade em relação a preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável passou a ser, também, a nossa missão através dos nossos canais digitais.   Além disso, em 2021, um link direto foi adicionado ao site da Aliança da Terra para que doadores possam contribuir os projetos da ONG e, assim, ampliar o impacto dessa aliança.

E A NOVA IDENTIDADE VISUAL

Para acompanhar a nossa nova forma de comunicar, alteramos também a nossa identidade visual. Nossa tradicional logomarca ganhou uma versão revitalizada, com características modernas e traços leves, mas mantendo a mensagem principal da organização: a aliança entre o campo e a conservação. A remodelação alcançou também um dos nossos projetos mais importantes, a Brigada Aliança. Os uniformes dos brigadistas passam a ostentar o logo e brasão redesenhados. Essas remodelações visuais conversam diretamente com a imagem da Produzindo Certo – empresa advinda da ONG – e fazem parte de um objetivo maior: integrar os valores de desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente, conceitos que unem a Família Aliança da Terra.

brigada_logo2.png
brigada_logo2.png
Brigada-Aliança_brasão_guerreiros-do-fogo.png
fundo-05_2.png

Combater incêndios em propriedades particulares, em áreas protegidas e dar apoio às comunidades indígenas, sempre foi missão da Brigada Aliança desde sua fundação, em 2009.

 

Ao longo de doze anos de muito já foi feito...

...mas 2021 foi ano em que a Brigada trilhou os caminhos da expansão.

646

incêndios combatidos

+133.000*

horas de combate

1.264

pessoas treinadas

10

comunidades indígenas apoiadas

O ANO DO CRESCIMENTO DA BRIGADA ALIANÇA

Com novos parceiros no setor público e privado, a área de atuação da Brigada cresceu significativamente, abrangendo agora 12 bases em 3 estados.

5 Parques de Goiás, em parceria com

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás (SEMAD-GO)

5 Pantanal, em parceria com JBS/Friboi

2 Mato Grosso, em parceria com o projeto REM

1 Brigada Indígena Kamayura

Voluntários e brigadistas treinados:

245

Unidades de Conservação protegidas:

12

Terras

Indígenas protegidas:

1

Fazendas protegidas:

150+40

Área total monitorada

e protegida:

245

Combates realizados:

130

Horas de

combate

00h

NÚMEROS TOTAIS

PANTANAL

Somente nas bases do Pantanal, foram monitoradas 163 fazendas cadastradas e 98 voluntários foram treinados. Ao todo, foram 102 incêndios combatidos em 2.158 horas de combate. Graças ao trabalho de prevenção e orientação técnica, apenas 10% destes estavam dentro das fazendas cadastradas no projeto.

mapaGoias-01.png
mapaPantanal_ok-01.png

GOIÁS

Se em 2020 a Brigada Aliança atuava em uma única base no Estado, em 2021, os caminhos se expandiram, ampliando sua frente de atuação e mobilizando equipes em mais quatro bases em diferentes regiões de Goiás. Ao todo, foram 28 incêndios combatidos, sendo que, em 46% das vezes o incêndio foi eliminado no mesmo dia. Em 29% das ocorrências os incêndios foram eliminados no dia seguinte ao seu início e em apenas 25% das vezes (em sete situações) o incêndio necessitou de mais de 2 dias para ser eliminado.

Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA TERRITORIAL

E DETECÇÃO DA BRIGADA ALIANÇA

Nas suas áreas de atuação a Brigada Aliança utiliza uma combinação de tecnologias para fazer uma rápida detecção de focos de calor, para que os combates sejam realizados com maior eficiência, gerando menos prejuízos ao meio ambiente e às propriedades rurais. Assim que instala uma nova base, o primeiro passo dos brigadistas é se apresentar às comunidades e fazendas monitoradas, mostrando como é feito seu trabalho e dando orientações de prevenção e identificação de incêndios florestais. Cria-se, assim, uma rede de informação que permite a multiplicação de pessoas no monitoramento e até mesmo nas ações de combate. 

Essa tecnologia social para engajar trabalhadores e moradores em zonas de maior risco,  soma-se, no Sistema de Inteligência Territorial e Detecção da Brigada Aliança, ao monitoramento terrestre e o feito com informações de satélites de três diferentes fontes: Nasa, sistema de monitoramento da Semad-GO e sistema Pantera (Pantanal). 

O Sistema de Inteligência Territorial da Brigada Aliança consiste, assim, em três níveis de detecção de focos de calor, que funcionam de forma complementar: 

Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
  • Sensoriamento Remoto: monitoramento via satélite que detectam focos de calor, risco de incêndios, temperatura, umidade relativa, precipitação e dias sem chuva;

  • Monitoramento terrestre: a partir das informações de sensoriamento remoto, as equipes estabelecem áreas prioritárias para as rondas de monitoramento terrestre, que garantem uma detecção precoce e um combate rápido;

  • Rede de apoio: a Brigada Aliança também realiza um trabalho de relacionamento com as comunidades nos entornos de suas bases, estreitando laços e criando uma relação de confiança. Além das visitas periódicas, há também grupos por região através de canais como WhatsApp. Fazendo com que a própria comunidade atue como uma fonte segura para alerta aos incêndios.

Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png

As bases da Brigada Aliança contam com os seguintes equipamentos:

  • Rádios de Comunicação

  • Soprador

  • Bombas costais flexíveis

  • Abafadores

  • Queimador Pinga-fogo

  • Motosserra

  • Veículo 4x4 

  • Drone

relatorioanual_alianca_site-07-07.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png

DESCUBRA AS TRILHAS TRAÇADAS

PELOS NOSSOS LÍDERES

Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png
relatorioanual_alianca_site-08.png
Screen Shot 2022-06-23 at 18.26.17.png

RELAÇÃO COM OS PRODUTORES

Além de facilitar e garantir agilidade nos combates, o contato com os produtores está baseado na orientação e implementação de ações de prevenção. Muitas dessas ações, como abertura de aceiros e rotação do gado na pastagem, interferem na rotina das propriedades rurais e demanda investimentos financeiros e de pessoal. Por isso, a confiança dos produtores no trabalho da Brigada, garante o envolvimento e engajamento para realização dessas ações. 

 

Além disso, a aproximação e comprometimento nos treinamentos fornecidos pela Brigada qualifica um grande número de voluntários. Em uma emergência, esses voluntários se somam aos combatentes e, sob coordenação da Brigada Aliança, formam um verdadeiro exército na luta contra o fogo.

OS CAMINHOS PARA UMA RELAÇÃO DE SUCESSO

Todos os produtores e gerentes das fazendas monitoradas pela Brigada Aliança possuem o telefone da Brigada local, e vice-versa. Além disso, a Brigada Aliança realiza um trabalho contínuo de comunicação através de grupos de Whatsapp das fazendas monitoradas. Esses grupos também permitem que a comunidade envie fotos e a localização do incêndio. Ao iniciar deslocamento, a Brigada já tem em mãos uma série de informações sobre a ocorrência. Além disso, as ações de treinamentos com voluntários também estreitam a relação com as comunidades.

CONECTADOS EM 2021

Todos os produtores e gerentes das fazendas monitoradas pela Brigada Aliança possuem o telefone da Brigada local, e vice-versa. Além disso, a Brigada Aliança realiza um trabalho contínuo de comunicação através de grupos de Whatsapp das fazendas monitoradas. Esses grupos também permitem que a comunidade envie fotos e a localização do incêndio. Ao iniciar deslocamento, a Brigada já tem em mãos uma série de informações sobre a ocorrência. Além disso, as ações de treinamentos com voluntários também estreitam a relação com as comunidades.

Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title

Base Anastácio

- Grupo 01:

composto pelos responsáveis das propriedades cadastradas, possui 28 integrantes.

- Grupo 02:

composto pelos brigadistas e três representantes da planta local da JBS.

Base  Araputanga

Grupo finalizado no final do ano. Um novo grupo será formado para a temporada 2022.

Base Cáceres

- Grupo 01:

composto pelos responsáveis das propriedades cadastradas, possui 37 integrantes.

- Grupo 02:

relacionado a região da base da Brigada (Pantanal), composto pelo líder local e alguns responsáveis pelas propriedades cadastradas, possui 50 participantes.

Base Pedra Preta

Essa base possui 3 grupos criados anteriormente a chegada da Brigada.

- Grupo 01:

possui 51 participantes. 

- Grupo 02:

possui 50 participantes.

- Grupo 03:

possui 76 participantes.

Base Poconé

Essa base possui 3 grupos criados anteriormente a chegada da Brigada. Alguns responsáveis pelas propriedades cadastradas estão em ambos os grupos.

- Grupo da Defesa Civil: composto por 36 pessoas.

- Grupo prevenção a queimadas: composto por 29 pessoas.